terça-feira, 29 de outubro de 2013

Para fazer junto

Brincar com os filhos na gincana foi muito bom, não é!!!!
Nossa intenção é que esses momentos façam parte do dia a dia em família.
Então deixamos sugestões de brincadeiras e brinquedos de sucata para pais e filhos fazerem juntos.

BRINCADEIRAS

 LENÇO ATRÁS
Comecem o jogo tirando a sorte pra ver quem fica com o lenço. Em seguida sentem no chão formando uma roda. O jogador que estiver com o lenço corre ao redor da roda cantando o seguinte: "Lenço atrás!" e os amigos respondem: "Corre mais!".

Disfarçadamente quem está correndo joga o lenço atrás de outro jogador. Este participante deve pegar o lenço e correr atrás de quem o jogou. Se conseguir agarrá-lo o jogador pego vai para o meio da roda e todos cantam: "Galinha choca, botou um ovo, saiu minhoca!", se não conseguir o jogo segue normalmente só que com o novo dono do lenço. Ganha o jogo quem não entrar pro meio da roda.




CABRA-CEGA
Para essa brincadeira são necessárias, no mínimo, 3 pessoas. Um dos participantes deve ser a cabra-cega e ter os olhos vendados com um lenço.
É importante definir o espaço onde acontecerá a brincadeira, pois se a área for muito grande, a pessoa que tem a venda nos olhos não vai conseguir achar ninguém.
Todos devem tentar fugir, pois o objetivo da cabra-cega é achar alguém e adivinhar quem é essa pessoa. Enquanto a brincadeira acontece, os participantes fazem um jogo de perguntas e respostas, o que ajuda a cabra-cega a localizar os outros pela audição.
No momento em que a cabra-cega pega alguém, ela deve dizer o nome da pessoa que ela acha que pegou. Caso acerte, o encontrado vira a cabra-cega, senão, deve continuar tentando.




PULAR CARNIÇA
Pular carniça, pular sela é uma brincadeira internacionalmente conhecida entre as crianças, adolescentes e adultos do mundo inteiro.

A um sinal, a última criança de cada coluna deve saltar sobre os que estão parados e agachados à sua frente. Quando chegar ao primeiro da fila, deve posicionar-se 2 metros à frente deste e dar um sinal para que a última criança comece a saltar.
Maneira de Brincar:

As crianças dividem-se em dois grupos. Um dos grupos, indicado por sorteio, deve "selar", ou seja, deve tomar a seguinte posição:

- colocar-se em fileira, havendo um espaço entre as crianças de aproximadamente 2 metros, inclinando o tronco para frente e apoiando as mãos nos joelhos.
O outro grupo deve saltar por sobre cada um dos colegas selados (os que se encontram agachados), apoiando as duas mãos nas costas desses e afastando simultaneamente as duas pernas.

Desenvolvimento:
Faz-se duas filas de crianças que deverão estar curvadas com as mãos apoiadas na coxa. Uma criança começa pulando sobre todas. Quando pular a última carniça o pulador pára adiante esperando que as seguintes pulem sobre ele.

Após o grupo de saltadores passar por todos os colegas selados, inverte-se as posições: o grupo que selou irá saltar e vice -versa.
Ganha a fila que chegar à posição inicial primeiro.



 AMARELINHA
 A amarelinha também é conhecida como macaca, xadrez, avião, maré, sapata e casco em outras regiões do país. A mais tradicional, porém, é aquela feita no chão com auxílio do giz, conforme os passos abaixo:
1.   Cada jogador precisa de uma pedrinha.
2.   Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.
3.   Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa ao lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.
4.   Quando chegar no “céu”, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2.
5.   A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
6.   Perde a vez quem:
· Pisar nas linhas do jogo
· Pisar na casa onde está a pedrinha
· Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
· Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
7. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.

MÃE CORRENTE
Uma das crianças começa a atividade como pegador. A criança que ele tocar deve dar-lhe a mão, formando uma corrente. Em seguida, os dois, de mãos dadas, devem tentar pegar outros companheiros. Quem for apanhado se junta à corrente (ela não pode se romper). Nessa brincadeira, vence quem for pego por último. 
Quem ainda não cantou: A corente pega gente
                                      quem tem medo saí da frente....
    (o refrão se repete até  conseguir pegar todas crianças,formando assim uma grande corrente ) 

BRINQUEDOS DE SUCATA









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